A Pedagogia novamente em questão

Autores/as

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1161

Palabras clave:

Pedagogia. Epistemologia da pedagogia. Teoria e prática da Educação. Curso de Pedagogia.

Resumen

O artigo retoma o debate epistemológico sobre a pedagogia, com o objetivo de acentuar a sua condição de teoria e prática da educação. O contexto que circunda a análise e para o qual ela se dirige é o de crítica à pedagogia das competências, tendência expressa nos marcos regulatórios atuais para a formação de professores. Compreende-se que sendo o curso de Pedagogia destinado à formação profissional para o trabalho docente na sala de aula e na organização e gestão pedagógica escolar e não escolar, a formação por ele oferecida não pode ser restringida a uma visão reducionista da própria pedagogia. A discussão, exclusivamente teórica, se apresenta em torno de dois eixos argumentativos, sendo o primeiro com ênfase na essência da pedagogia a partir da relação que estabelece com a educação e o segundo voltado para as teorizações em torno do saber que lhe é específico.

Biografía del autor/a

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (USU).

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Publicado

2021-11-14

Cómo citar

Cruz, G. B. da. (2021). A Pedagogia novamente em questão. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 839–856. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1161