A Pedagogia novamente em questão

Auteurs-es

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1161

Mots-clés :

Pedagogia. Epistemologia da pedagogia. Teoria e prática da Educação. Curso de Pedagogia.

Résumé

O artigo retoma o debate epistemológico sobre a pedagogia, com o objetivo de acentuar a sua condição de teoria e prática da educação. O contexto que circunda a análise e para o qual ela se dirige é o de crítica à pedagogia das competências, tendência expressa nos marcos regulatórios atuais para a formação de professores. Compreende-se que sendo o curso de Pedagogia destinado à formação profissional para o trabalho docente na sala de aula e na organização e gestão pedagógica escolar e não escolar, a formação por ele oferecida não pode ser restringida a uma visão reducionista da própria pedagogia. A discussão, exclusivamente teórica, se apresenta em torno de dois eixos argumentativos, sendo o primeiro com ênfase na essência da pedagogia a partir da relação que estabelece com a educação e o segundo voltado para as teorizações em torno do saber que lhe é específico.

Biographie de l'auteur-e

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (USU).

Références

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denise Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial da União, seção 1, n. 124, p. 8-12, 2 de julho de 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil na visão de pedagogos primordiais. Tese de Doutorado em Educação. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2008.

CRUZ, G. B. da. 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais. Educação & Sociedade, v.30, n.109, p. 1187-1205, 2009.

CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: WAK, 2011.

CRUZ, G. B. da. Teoria e prática no curso de pedagogia. Educação e Pesquisa, v.38, n.01, p.149-164, 2012.

CRUZ, G. B. da; LÜDKE, M. La pédagogie en question. Penser l’éducacion: Philosophie de l’éducacion et histoire des idées pédagogiques, n.34, p.7-26, 2014.

DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. 12. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

ESTRELA, A. Pedagogia ou ciência da educação. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano XVI, p. 367-372, Coimbra: Universidade de Coimbra, 1980.

ESTRELA, A.; FALCÃO, M. Para uma definição do estatuto epistemológico das ciências da educação. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano XXVI, p. 367-372, Coimbra: Universidade de Coimbra, 1990.

FABRE, M. Existem saberes pedagógicos? In: HOUSSAYE, J.; SOËTARD, M.; HAMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: ArtMed, 2004. (p. 96-120).

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, nº. 130, p. 63-97, jan. 2007.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HOUSSAYE, J.; SOËTARD, M.; HAMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

HOUSSAYE, J. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, J.; SOËTARD, M.; HAMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: ArtMed, 2004. (p. 9-45).

JAEGER, W. Paideia: los ideales de la cultura griega. México: Fondo de Cultura Económica, 1957.

LIBÂNEO, J. C. Pontos críticos dos atuais cursos de pedagogia. Presença Pedagógica, v. 11, nº. 65, p. 52-63, set. 2005.

MIALARET, G. As ciências da educação. Lisboa: Moraes, 1976.

PIMENTA, S. G. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

QUINTANA CABANAS, J. M. Teoria de la educación: concepción antinómica de la educación. Madri: Dykinson, 1995.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

_______. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, nº.130, p. 99-134, jan. 2007.

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. de A. (orgs.). Curso de pedagogia: avanços e limites após as diretrizes curriculares nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.

SOËTARD, M. Ciência(s) da educação ou sentido da educação? A saída pedagógica. In: HOUSSAYE, J.; SOËTARD, M.; HAMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: ArtMed, 2004. (p. 47-69).

SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. 2ª. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-14

Comment citer

Cruz, G. B. da. (2021). A Pedagogia novamente em questão. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 839–856. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1161