A Pedagogia novamente em questão
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1161Mots-clés :
Pedagogia. Epistemologia da pedagogia. Teoria e prática da Educação. Curso de Pedagogia.Résumé
O artigo retoma o debate epistemológico sobre a pedagogia, com o objetivo de acentuar a sua condição de teoria e prática da educação. O contexto que circunda a análise e para o qual ela se dirige é o de crítica à pedagogia das competências, tendência expressa nos marcos regulatórios atuais para a formação de professores. Compreende-se que sendo o curso de Pedagogia destinado à formação profissional para o trabalho docente na sala de aula e na organização e gestão pedagógica escolar e não escolar, a formação por ele oferecida não pode ser restringida a uma visão reducionista da própria pedagogia. A discussão, exclusivamente teórica, se apresenta em torno de dois eixos argumentativos, sendo o primeiro com ênfase na essência da pedagogia a partir da relação que estabelece com a educação e o segundo voltado para as teorizações em torno do saber que lhe é específico.
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