Resenha da obra: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, de bell hooks.
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1182Palavras-chave:
Educação. Colonialismo. LiberdadeResumo
bell hooks escreveu essa obra em 14 ensaios e, embora pareçam temas distantes entre si são, na verdade, um grande e orquestrado trabalho da autora que dialoga de maneira provocativa com seus leitores da Introdução até a última linha do livro. Assuntos como: feminismo, linguagem, racismo e erotismo em sala de aula são alinhados com delicadeza e propósito: ensinar a todos e todas que é possível ensinar a transgredir. Ensinando a transgredir é um emocionante convite à reflexão de que educação é compromisso e a práxis da liberdade é sempre emancipatória; portanto coletiva e comprometida com a mudança.
Referências
Hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. 283p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.