O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Katya Karina Figueiredo Machado Unipampa
  • Rodrigo de souza Balk Unipampa
  • Susane Graup do Rego Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1236

Palavras-chave:

adolescentes, leitura, educação, livro impresso

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa transversal descritiva de abordagem quantitativa que avaliou adolescentes de uma escola da rede privada do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário construído com perguntas acerca da leitura, feito especificamente para o estudo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado para as associações, considerando nível de significância de 5%. Nos resultados alcançados foi possível identificar que o sexo feminino apresentou maior percentual sobre o gosto pela leitura. Também, foi possível perceber que os adolescentes acham a leitura importante para o processo de aprendizagem, sendo que a maioria chega a ler 5 livros extraescolares ou mais por ano. Foi possível concluir que os alunos gostam de ler textos rápidos, diferentes e que despertem a curiosidade, o humor e a imaginação.

Biografia do Autor

Katya Karina Figueiredo Machado, Unipampa

Graduação em Letras/ Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É pós-graduada em Gestão Escolar: supervisão e orientação, pela Faculdade de Educação São Luís. Mestra em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, pela Unipampa - Universidade Federal do Pampa. É coordenadora de área na Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana e supervisora pedagógica da Rede Horto de Ensino.

Rodrigo de souza Balk, Unipampa

Pesquisador. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professor associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia e orientador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências`: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GPFIN), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promocão e Educação em Saúde (GEPPES). Tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC). Autor do livro Práticas Integradas em Saúde Coletiva - um olhar para a interprofissionalidade e multiprofissionalidade pela editora Appris. Tem experiência na área de Neurociências e Bioquímica envolvendo estresse e comportamento. Na área de Fisioterapia apresenta experiência em Fisioterapia Neurológica e Fisioterapia Aquática. Na área de ensino tem experiência em formação de professores, estudo de processos de ensino e aprendizagem e educação em saúde ou promoção da saúde no ambiente escolar.

Susane Graup do Rego, Unipampa

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.

Referências

ABREU, Flávia Ferreira; DUMONT, Ligia Maria Moreira. Adolescentes e mediação da leitura em biblioteca escolar. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 388-402, jan/abr. 2021.

ALMEIDA, Cleuza Albilia de. Jovens de chapa e cruz: consumo de mangás para a produção de sentidos. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 4, n. 2, 7 dez. 2019.

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Práticas de leituras para neoleitores. Curitiba: Pró-infantil, 2008.

ANDRADE, Roberta Manuela Barros de, FEITOSA, Ricardo Augusto de Sabóia; BARRETO, Thiago Mena. As Práticas de Leitura das Fãs de Romances Sentimentais no Nordeste do Brasil.

RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. V. 07, ed. especial, mar., 2021.

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. Mulheres e leitoras: entre oralidade e escrita, espaços privados e públicos. Cadernos Pagu (43), 417-441. ISSN 0104-8333. Julho-dezembro de 2014.

BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave/ Beth Brait, (org.). – São Paulo: Contexto, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 09 jul. 2021.

BZUNECK, José Aloyseo; OLIVEIRA; Maria Fernanda Cunha; CARVALHO, Renata F.; RUFINI, Sueli Édi, OLIVEIRA, Katya Luciane de. Estrutura fatorial de uma Escala de Motivação de Adolescentes para Leitura. Avaliação de motivação para leitura. Avaliação Psicológica,14(3), pp. 375 - 383, 2015.

DALCANALLE, Lucieli; MASSAGLI, Sérgio Roberto. A literatura de terror como incentivo à leitura de textos literários para pré-adolescentes. 2015. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/311/1/DALCANALLE.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.

DALCASTAGNÈ, Regina. Histórias em quadrinhos: diante da experiência dos outros. Vinhedo, Editora Horizonte, 2012.

FARIA, Luiz Henrique Portela; DIETRICH, Ana Maria; GOMES, Vivilí Maria Silva. A contação de história como instrumento de mediação para o ensino de ciências a estudantes do ensino fundamental. Rev. Eletrônica Pesquiseduca - v. 10, n. 20, p. 230-250 jan.-abr.2018.

FARINHA, Francely Tineli; BANHARA, Fábio Luiz; BOM, Gesiane Cristina; KOSTRISCH, Lilia Maria Von; PRADO, Priscila Capelato; TRETTENE, Armando dos Santos. Correlação entre espiritualidade, religiosidade e qualidade de vida em adolescentes. Revista Bioética. vol.26 no.4. Brasília. Out/Dez. 2018.

FLÔRES, Onici Claro. Leitura e consciência linguística. Letras de Hoje, v. 53, n. 1, p. 149-157, jan.- mar. 2018.

FONSECA, Maria Gilene Carvalho. O presente como tempo da tradição: a poesia de cordel contemporânea do maestro Rafael Brito. Intercom – RBCC. São Paulo, v. 44, n. 1, p.191-207, jan./abr. 2021.

FRIOLANI, Poliana; SILVA, João Rodrigo Santos da. Interesse de meninos e meninas durante visita ao espaço de educação não formal: concepção dos monitores. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi- enpec/anais/resumos/R0464-1.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.

GARRAFFONI, Renata Senna. Passado, Presente e experiências: reflexões sobre a recepção dos antigos gregos em Curitiba na virada do século XX. RÓNAI: Revista de estudos clássicos e tradutórios, UFJF – JUIZ DE FORA. v.7, nº 01 – p. 27-40, 2019.

GONÇALO, Sheila Ferreira1; MACHADO, Ana Carolina; MONTEIRO, Cícera Jéssica Paes Casarin; JESUS, Lizandra Bianchi de; PEREIRA Manoela dos Santos. A leitura literária na escola: ação e formação docente. Revista ELO - Diálogos em Extensão - Viçosa, MG - Volume 09, 2020.

GUERREIRO, Anderson; SOARES, Neiva Maria Machado. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 12, n. 2, p. 185-208, jul./dez. 2016.

ISER, Wolgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético – vol. 2 / Wolfgang Iser, tradução de Johannes Kretschmer. 34a ed.1999.

IWATA, Adriana Yumi; LUPETTI, Karina Omuro. Utilizando a narrativa sequencial dos mangás para ilustrar conceitos de química. REDEQUIM- Revista Debates em Ensino de Química. v. 4, n. 2, 2018.

JAHN, Guilherme Machado; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. A religiosidade em adolescentes brasileiros. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, vol. 9, n. 1, p. 38-54, Jan.-Jun. 2017.

JESUS, Simone Aparecida de; FARIA, Gina Glaydes Guimarães. A literatura como direito humano: um desafio do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Educativa, Goiânia, v. 23, p. 1-16, 2020.

JUNIOR, Arlindo Rebechi. Folhetos de cordel e a poesia popular. Comunicação & Educação. Ano XXV. Número 1. jan/jun 2020.

KIRCHOF, Edgar Roberto; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Leitura em tempos de rede: booktubers e jovens leitores/as. Revista Letras Raras, v. 7, n. 3, 2018.

LAVEZZO, Lana Jakabson, RODRIGUES, Endiara, SCHLICKMANN, Carlos Arcângelo; FREITAS, Cibele Beirith F.; SILVEIRA, Daniela Arns; CARVALHO, Richarles Souza de. Projeto sala de leitura itinerante: a leitura literária e o seu papel transformador. Revista de Extensão da UNESC, v. 5, n. 1, 2020.

LIMA, Maria do Carmo Gonçalves da Silva. A construção do conhecimento na leitura e escrita e a intervenção psicopedagógica. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, 2021.

MATHIAS, Elisângela de Freitas. Humor nas caricaturas feitas por crianças e adolescentes. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 8, n. 15, ano 8, dezembro de 2018.

MEINHARDT, Giovani. A aprendizagem de acordo com a neurociência: tempo, memória e atenção como método de estudo. Revista Acadêmica Licencia & acturas – v.8, n.1, janeiro/junho, 2020.

MODELSKI, Daiane; AZEREDO, Isabel; GIRAFFA, Lucia. Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. Rev. Eletrônica Pesquiseduca - v. 10, n. 20, p. 116-133, jan.-abr.2018.

MORAES, Marcelo Amaral de. Leiam, meninos! Uma análise das materialidades do livro e do conteúdo dos best-sellers para crianças e pré-adolescentes do sexo masculino, entre 8 e 12 anos. Gutenberg - Revista de Produção Editorial, Santa Maria, RS, Brasil, v. 1, n. 1, p. 55-75, jan./jun., 2021.

MORAES, Zenilda Roza; SILVA, Veronice Camargo; SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. Os minicontos de terror na formação do leitor na educação de jovens e adultos. Textura. v. 21 n. 45, jan/mar. 2019.

MUSSI, Lilian. O paradigma da inclusão social na indústria cosmética brasileira: pesquisa, desenvolvimento e valor agregado para as camadas sociais menos favorecidas. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321194607. Acesso em: 04 jun. 2021.

NASCIMENTO, Débora Ventura Klayn. Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 19, n. 1, p. 119-145, 2019.

PIASSI, Luis Paulo; PIETROCOLA, Mauricio. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de encontrar erros em filmes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 525-540, set./dez. 2009.

REBOUÇAS, Thalita. Adolescente está lendo cada vez mais. [Entrevista cedida a] Bruno Molinero. Blog da Folha. Disponível em: https://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2017/06/09/adolescente-esta- lendo-cada-vez-mais-diz-thalita-reboucas-leia-entrevista-com-a-autora/. Acesso em: 20 jul. 2021.

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de- retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 07 maio 2021.

RIBEIRO, Ana Elisa. Sem modo avião: jovens e leitura de livros, hoje. Comunicação & educação. Ano XXV. Número 1. jan/jun 2020.

SANTOS, Hildete Leal dos; SANTOS Adelino Pereira dos. Representações femininas em contos populares da tradição oral da bahia: uma análise discursiva. UNIANDRADE - Revista da Pós- Graduação em Letras, Curitiba, Paraná, v. 15, n. 1, 2017.

SANTOS, Wilson Rogério; SILVA, Lourenny Elohenny Ferreira. Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO). Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, Volume 12, número 26, p. 101-122, jan.-abril, 2020.

SEGREDOS PARA LER MAIS. Isabella Lubrano; Cásper Líbero. Youtube. 19 de fev. de 2021. 26min24s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_jPN6prQcyg&t=343s. Acesso em: 07 maio 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Figueiredo Machado, K. K. ., de souza Balk, R., & Graup do Rego, S. (2022). O gosto pela leitura e os fatores associados em adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 742–762. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1236