Por uma pedagogia espacial
Geografia e o pensamento freireano
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1264Palavras-chave:
Pensamento freiriano, ensino de geografia, formação de professores, universidade, pedagogia espacialResumo
O objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África.
Referências
BERINO, Aristóteles; SILVA, Monique. Paulo Freire e Milton Santos: aproximações, seduções. CAMPOS, Marília Lopes de; SOUZA, Lana Cláudia Fonseca de (Org.). Oficinas de ensino: III Semana Paulo Freire da UFRRJ. Seropédica: EDUR, 2010. p. 119-127.
CRUZ, Claudete R. da. Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço. Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pelotas. 2014.
CRUZ, Claudete. R; GHIGGI, Gomercindo. Apontamentos acerca do significado de cidadania e da formação do cidadão na perspectiva de Paulo Freire e Milton Santos. Revista Dialectus, v. 1, p. 188-203, 2013.
FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo, Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo, Pedagogia do oprimido. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
GHIGGI, Gomercindo.; PITANO, Sandro C.; NOAL, Rosa Elena. Paulo Freire, Rousseau e a Geografia: reflexões sobre a Educação Ambiental. Anais. 7° Fórum
de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2005, pp. 1-10.
MARTINEZ, Cesar A. F. Por uma Pedagogia do Espaço. Boletim Gaúcho de Geografia, 39: 75-84, jul, 2012.
NASCIMENTO, Júlio C. D.; ALBUQUERQUE, Enderson A. A. Educação para transformar as pessoas do mundo, Geografia para mudar o mundo das pessoas: aproximações teóricas entre Paulo Freire e Milton Santos. Revista Geosaberes, vol. 8, núm. 15, pp. 67-80, 2017.
PITANO, Sandro C.; NOAL, Elena N. Paulo Freire e a Geografia: diálogos com Milton Santos. Geografia: Ensino & Pesquisa. V.21, n.1. Jan./Abr.2017.
PITANO, Sandro de Castro & NOAL, Rosa. Horizontes de diálogo em educação ambiental: contribuições de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire. Educ. Rev. [online]. vol.25, n.03, 2009.
QUEIROZ, Ana Paula T; SILVA, Wagner S. O ensino de geografia na perspectiva freireana: um diálogo possível? Anais. IV Congresso Nacional de Educação, 2017, pp.1-10.
SANTOS, Clézio. Prática e vivência na didática freiriana no ensino superior de geografia. 1 ed. DICKMANN Ivo e DICKMANN Ivanio (Org.). Pedagogia da Partilha: relatos de educadores e educadoras sobre suas experiências com a didática freiriana, São Paulo, Editora Dialogar, 2018, pp.47-56.
SANTOS, Clézio. Contribuições e diálogos das ideias freirianas no ensino de geografia: por uma pedagogia espacial. DICKMANN Ivanio (Org.). Paulo Freire Vive. .1 ed. Veranópolis, Diálogo Freiriano, 2021, pp.47-70.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. Hucitec, São Paulo, 1996.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. 1 ed. São Paulo, Nobel, 2008.
SUESS, Rodrigo Capelle; LEITE, Cristina Maria Costa. Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 94 - 105, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/598. Acesso em: 26 fev. 2018.
VALE, José M. F.; MAGNONI, Maria G. M. Ensino de Geografia, desafios e sugestões para a prática educativa escolar. Ciências Geográfica, vol. XVI (1), jan./dez. 2012, pp.102-110.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.