Por uma pedagogia espacial

Geografia e o pensamento freireano

Autores

  • Clézio dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Palavras-chave:

Pensamento freiriano, ensino de geografia, formação de professores, universidade, pedagogia espacial

Resumo

O objetivo do texto procura refletir a ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. Como educadores e professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo aberto e potente com a educação geográfica, além do diálogo com a educação de jovens e adultos, a educação do campo e a educação ambiental. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores como os que vivemos no Brasil, na América Latina e na África.

Biografia do Autor

Clézio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Prof. Dr. Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Referências

BERINO, Aristóteles; SILVA, Monique. Paulo Freire e Milton Santos: aproximações, seduções. CAMPOS, Marília Lopes de; SOUZA, Lana Cláudia Fonseca de (Org.). Oficinas de ensino: III Semana Paulo Freire da UFRRJ. Seropédica: EDUR, 2010. p. 119-127.

CRUZ, Claudete R. da. Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço. Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pelotas. 2014.

CRUZ, Claudete. R; GHIGGI, Gomercindo. Apontamentos acerca do significado de cidadania e da formação do cidadão na perspectiva de Paulo Freire e Milton Santos. Revista Dialectus, v. 1, p. 188-203, 2013.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo, Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo, Pedagogia do oprimido. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

GHIGGI, Gomercindo.; PITANO, Sandro C.; NOAL, Rosa Elena. Paulo Freire, Rousseau e a Geografia: reflexões sobre a Educação Ambiental. Anais. 7° Fórum

de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2005, pp. 1-10.

MARTINEZ, Cesar A. F. Por uma Pedagogia do Espaço. Boletim Gaúcho de Geografia, 39: 75-84, jul, 2012.

NASCIMENTO, Júlio C. D.; ALBUQUERQUE, Enderson A. A. Educação para transformar as pessoas do mundo, Geografia para mudar o mundo das pessoas: aproximações teóricas entre Paulo Freire e Milton Santos. Revista Geosaberes, vol. 8, núm. 15, pp. 67-80, 2017.

PITANO, Sandro C.; NOAL, Elena N. Paulo Freire e a Geografia: diálogos com Milton Santos. Geografia: Ensino & Pesquisa. V.21, n.1. Jan./Abr.2017.

PITANO, Sandro de Castro & NOAL, Rosa. Horizontes de diálogo em educação ambiental: contribuições de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire. Educ. Rev. [online]. vol.25, n.03, 2009.

QUEIROZ, Ana Paula T; SILVA, Wagner S. O ensino de geografia na perspectiva freireana: um diálogo possível? Anais. IV Congresso Nacional de Educação, 2017, pp.1-10.

SANTOS, Clézio. Prática e vivência na didática freiriana no ensino superior de geografia. 1 ed. DICKMANN Ivo e DICKMANN Ivanio (Org.). Pedagogia da Partilha: relatos de educadores e educadoras sobre suas experiências com a didática freiriana, São Paulo, Editora Dialogar, 2018, pp.47-56.

SANTOS, Clézio. Contribuições e diálogos das ideias freirianas no ensino de geografia: por uma pedagogia espacial. DICKMANN Ivanio (Org.). Paulo Freire Vive. .1 ed. Veranópolis, Diálogo Freiriano, 2021, pp.47-70.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. Hucitec, São Paulo, 1996.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. 1 ed. São Paulo, Nobel, 2008.

SUESS, Rodrigo Capelle; LEITE, Cristina Maria Costa. Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 94 - 105, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/598. Acesso em: 26 fev. 2018.

VALE, José M. F.; MAGNONI, Maria G. M. Ensino de Geografia, desafios e sugestões para a prática educativa escolar. Ciências Geográfica, vol. XVI (1), jan./dez. 2012, pp.102-110.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Santos, C. dos. (2022). Por uma pedagogia espacial: Geografia e o pensamento freireano. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 763–776. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1264