Escola do Campo: uma análise dimensional das representações sociais de professores
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1284Palavras-chave:
Escola do campo, Professores, Dinâmicas, Representações sociaisResumo
Este artigo, recorte de uma pesquisa mais abrangente, tem como objetivo explorar as dimensões (informação, atitute e campo representacional) nas representações socias de escola do campo construidas por professores que atuam nessas instituições. Desenvolvemos um estudo qualitativo delineado como pesquisa de campo e contamos com a colaboração de 35 docentes de um munícipio no interior do estado de Pernambuco. Por meio da entrevista semiestruturada, com esses professores, identificamos elementos relacionados às três dimensões das representações sociais: informação, imagem e atitude. Os resultados indicam que esses docentes compartilham da representação social da Escola do Campo como uma instituição que, ao proporcionar às novas gerações campesinas o acesso e apropriação dos conhecimentos, favorece a migração campo/cidade. Nas representações dos entrevistados, o abandono do campo é impulsionado por supostas vantagens que a vida citadina pode oferecer, a análise dimensional dessas representações evidencia um alinhamento aos pressupostos que sustentam essa dicotomia.
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