Escola do Campo: uma análise dimensional das representações sociais de professores

Autores/as

  • TAYNAH DE BRITO BARRA NOVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE PENAMBUCANO UFAP
  • Laeda Bezerra Machado UFPE

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1284

Palabras clave:

Escola do campo, Professores, Dinâmicas, Representações sociais

Resumen

Este artigo, recorte de uma pesquisa mais abrangente, tem como objetivo explorar as dimensões (informação, atitute e campo representacional)  nas representações socias de escola do campo construidas por professores que atuam nessas instituições. Desenvolvemos um estudo qualitativo delineado como pesquisa de campo e contamos com a colaboração de 35 docentes de um munícipio no interior do estado de Pernambuco. Por meio da entrevista semiestruturada, com esses professores, identificamos elementos relacionados às três dimensões das representações sociais:  informação, imagem e atitude. Os resultados indicam que esses docentes compartilham da representação social da Escola do Campo como uma instituição que, ao proporcionar às novas gerações campesinas o acesso e apropriação dos conhecimentos, favorece a migração campo/cidade. Nas representações dos entrevistados, o abandono do campo é impulsionado por supostas  vantagens que a vida citadina pode oferecer, a  análise dimensional dessas representações evidencia um alinhamento aos pressupostos que sustentam essa dicotomia.

 

Biografía del autor/a

TAYNAH DE BRITO BARRA NOVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE PENAMBUCANO UFAP

Doutora em educação pela UFPE. Professora da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAP). Contato: tbarranova@gamil.com

Laeda Bezerra Machado, UFPE

Doutora em Educação, Professora titular do Departamento de Administração Escolar e
Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro
de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de
professores e prática pedagógica. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq. E-mail:
laeda01@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9524-0319

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

DE BRITO BARRA NOVA, T., & Bezerra Machado, L. . (2022). Escola do Campo: uma análise dimensional das representações sociais de professores . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 699–713. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1284