Cultura Digital e Educação Engajada
Diálogos com a Práxis Educativa em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1327Palavras-chave:
Competências digitais, Pedagogia engajada, Pandemia de Covid-19Resumo
Este trabalho retrata experiências educativas e formativas vivenciadas no período da pandemia de Covid-19, cujo objetivo primordial foi oferecer a professores de escolas públicas atuantes em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul um arcabouço teórico-metodológico-tecnológico para atuar remotamente. A formação buscou expor, investigar e qualificar recursos tecnológicos, seus usos e funções, pensando criticamente na sua implementação junto a professores com perfis diversos, sendo alguns com pouca familiaridade tecnológica. Metodologicamente, a experiência se deu mediante a exploração de diferentes ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem e seus recursos inerentes, adaptáveis a públicos escolares de diferentes faixas etárias e esferas de ensino, visando aproximar-se do cotidiano das experiências vividas pelos próprios sujeitos. Ancorando-se na experimentação, reflexão crítica e na troca de vivências e práticas educativas mediadas via tecnologias digitais, as ações em si também foram um meta-estudo da cultura digital e seu ensino junto aos adultos participantes. Como resultados voltados à aquisição de competências digitais, os participantes apontaram que o curso propiciou diferentes inputs, subsídios para enriquecer seu fazer educacional a partir de práticas e experiências lúdico-pedagógicas compartilhadas de forma acessível, criativa e dialógica
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