Cultura Digital e Educação Engajada

Diálogos com a Práxis Educativa em Tempos de Pandemia

Autores/as

  • Rosa Rigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciane Cuervo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1327

Palabras clave:

Competências digitais, Pedagogia engajada, Pandemia de Covid-19

Resumen

Este trabalho retrata experiências educativas e formativas vivenciadas no período da pandemia de Covid-19, cujo objetivo primordial foi oferecer a professores de escolas públicas atuantes em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul um arcabouço teórico-metodológico-tecnológico para atuar remotamente. A formação buscou expor, investigar e qualificar recursos tecnológicos, seus usos e funções, pensando criticamente na sua implementação junto a professores com perfis diversos, sendo alguns com pouca familiaridade tecnológica. Metodologicamente, a experiência se deu mediante a exploração de diferentes ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem e seus recursos inerentes, adaptáveis a públicos escolares de diferentes faixas etárias e esferas de ensino, visando aproximar-se do cotidiano das experiências vividas pelos próprios sujeitos. Ancorando-se na experimentação, reflexão crítica e na troca de vivências e práticas educativas mediadas via tecnologias digitais, as ações em si também foram um meta-estudo da cultura digital e seu ensino junto aos adultos participantes. Como resultados voltados à aquisição de competências digitais, os participantes apontaram que o curso propiciou diferentes inputs, subsídios para enriquecer seu fazer educacional a partir de práticas e experiências lúdico-pedagógicas compartilhadas de forma acessível, criativa e dialógica

Biografía del autor/a

Rosa Rigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação atualmente ligada ao IFSULDEMINAS 

Luciane Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação, Ligada ao Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Rigo, R., & Cuervo, L. (2023). Cultura Digital e Educação Engajada: Diálogos com a Práxis Educativa em Tempos de Pandemia. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(39), 517–525. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1327