Cultura Digital e Educação Engajada
Diálogos com a Práxis Educativa em Tempos de Pandemia
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1327Mots-clés :
Competências digitais, Pedagogia engajada, Pandemia de Covid-19Résumé
Este trabalho retrata experiências educativas e formativas vivenciadas no período da pandemia de Covid-19, cujo objetivo primordial foi oferecer a professores de escolas públicas atuantes em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul um arcabouço teórico-metodológico-tecnológico para atuar remotamente. A formação buscou expor, investigar e qualificar recursos tecnológicos, seus usos e funções, pensando criticamente na sua implementação junto a professores com perfis diversos, sendo alguns com pouca familiaridade tecnológica. Metodologicamente, a experiência se deu mediante a exploração de diferentes ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem e seus recursos inerentes, adaptáveis a públicos escolares de diferentes faixas etárias e esferas de ensino, visando aproximar-se do cotidiano das experiências vividas pelos próprios sujeitos. Ancorando-se na experimentação, reflexão crítica e na troca de vivências e práticas educativas mediadas via tecnologias digitais, as ações em si também foram um meta-estudo da cultura digital e seu ensino junto aos adultos participantes. Como resultados voltados à aquisição de competências digitais, os participantes apontaram que o curso propiciou diferentes inputs, subsídios para enriquecer seu fazer educacional a partir de práticas e experiências lúdico-pedagógicas compartilhadas de forma acessível, criativa e dialógica
Références
ALMEIDA, D.L. de. Podcast Educa Mais. Disponível em: https://podcasters.spotify.com/pod/show/diego-lippert-de-almeida/episodes/ep-evf8qd Acesso: 20 maio 2021.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.
CORRÊA, A. M. de C. Pedagogia do Oprimido: Tantos anos depois. In: 50 olhares sobre os 50 anos da Pedagogia do Oprimido. PADILHA, Paulo Roberto; ABREU, Janaina; GADOTTI, Moacir; ANTUNES, Ângela Biz (Orgs.). São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.
DARLING-HAMMOND, L. et al. Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Porto Alegre: Penso, 2019.
DEBALD, B. (Org). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Artmed, 2020.
FÜHR, R.C. Educação 4.0 nos impactos da Quarta Revolução Industrial. Curitiba: Appris, 2019.
FRAGELLI, R. Método trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa para além do conteúdo. Porto Alegre: Penso, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não. Cartas a quem ousa ensinar. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação (Diálogos). Vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GOHN, D. M. Educação musical à distância: abordagens e experiências. E-book. São Paulo: Cortez, 2013.
HEINICH, N. De la visibilité: excellence et singularité en régime médiatique. Paris: Éditions Gallimard, 2012.
HOOKS, B. Teaching Community: A Pedagogy of Hope. Routledge, New York and London, 2003.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2019.
KNEUBIL, F. B.; PIETROCOLA, M. A Pesquisa baseada em design: Visão geral e contribuições para o ensino das ciências. Revista IENCI, v. 22, n. 2, p. 1-16, Ago. 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/310. Acesso em: 09 set. 2019.
LEMOS, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.
MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por Triangulação de Métodos: Abordagem de Programas Sociais. São Paulo: Fiocruz, 2008.
MINAYO, M. C.S. Pesquisa Social Qualitativa para a compreensão da Covid-19. Enferm. Foco. vol. 11, n.3, p. 4-5, 2020.
MOREIRA, J.A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
NASH, K. Global politics as show business: the cultural politics of Make Poverty History. Media, Culture & Society, v. 30, n. 2, p. 167-181, 2008.
OFÍCIO-CIRCULAR Nº 013/2021/PROGRAD/SEAD/UFRGS. Ensino Remoto Emergencial. Disponível em: https://www.ufrgs.br/sead/wp-content/uploads/2021/11/Oficio-Circular-13-2021-prograd-sead.pdf. Acesso em: 05 set. 2022.
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A educação no Brasil: Uma perspectiva internacional. Publicado originalmente pela OCDE em inglês sob o título: Education in Brazil: an international perspective © OECD 2021 (https://doi.org/10.1787/60a667f7-en).
PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Ensino Remoto Emergencial. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 03 ago. 2022.
RIGO, R.M.; MOREIRA, A.; DIAS-TRINDADE, S. Engagement acadêmico no ensino superior: proposições e perspectivas em tempos de Covid-19 (orgs,). Porto Alegre: Ed. UFCSPA, 2020.
ROCHA, D. G.; OTA, M.; HOFFMANN, G. (org.). Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021.
RODRIGUES, A. C.; CUERVO, Luciane. Desafios da docência no ensino remoto emergencial de música: reflexões e práticas na cultura digital. In: XVII Pedagogia 2021. Encuentro Internacional por la unidad de los educadores, 2021, Havana. Desafíos de la formación inicial y permanente de docentes para el desarrollo sostenible. Retos de la educación superior ante la agenda 2030. Havana: Ministerio de Educación de la República de Cuba, 2021. v. 4.
UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação – resumo, 2020: Inclusão e educação: todos, sem exceção. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373721. Acesso em: 12 jul. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.