Desafios na construção coletiva da identidade da escola

contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Joelma Rodrigues dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1364

Palavras-chave:

Projeto político pedagógico, Gestão democrática, Construção coletiva

Resumo

Neste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Joelma Rodrigues dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)

Graduanda do Curso de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Professora na Creche Municipal Gustavo Moraes da Silva do município de Porto Grande - Amapá. E-mail: jho28tc@gmail.com

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Vieira, J. de A. V., & Santos, J. R. dos. (2023). Desafios na construção coletiva da identidade da escola: contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 161–184. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1364