Desafios na construção coletiva da identidade da escola
contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1364Palavras-chave:
Projeto político pedagógico, Gestão democrática, Construção coletivaResumo
Neste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção.
Referências
BETINI, Geraldo Antonio. A construção do projeto político-pedagógico da escola. Rev Pedag. UNIPINHAL, v. 1, n. 3, p. 37-44, 2005. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/falladospinhaes/index.php. Acesso em: 24 jan. 2023.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 05 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 23 jan. 2023.
GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. Cadernos Educação Básica - O Projeto Pedagógico da Escola. Atualidades pedagógicas. MEC/FNUAP, 1994.
GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MEDEL, Cássia Ravena Mulin Assis de. Projeto Político-Pedagógico: construção e elaboração na escola. Campinas: Autores Associados, 2008.
NEVES, Carmem Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto político?pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24. ed. São Paulo: Libertad, 2014.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Escola, currículo e ensino. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro; CARDOSO, Maria Helena F. (orgs.). Escola Fundamental: currículo e ensino. Campinas: Papirus, 1991.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da pesquisa. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.