Desafios na construção coletiva da identidade da escola
contribuições do projeto político pedagógico e da gestão democrática
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1364Palabras clave:
Projeto político pedagógico, Gestão democrática, Construção coletivaResumen
Neste estudo buscou-se compreender a importância do PPP e da GD na construção da identidade da escola e destacar desafios que são enfrentados por uma escola no processo da construção de sua identidade. Envolvido por uma pesquisa de caráter descritivo e exploratória, foi constituído numa abordagem qualitativa em que os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, a observação e a pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário aos servidores de uma creche do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Na sua constituição, apresenta introdução, percurso metodológico, estado do conhecimento, resultados e discussões dos dados obtidos, propostas didáticas complementares para enfrentamento do problema de pesquisa e as considerações finais. Os resultados indicam que são inúmeros os desafios para se construir a identidade da escola de forma coletiva que envolve sua construção, sua vivência, a compreensão dos princípios de uma GD e a importância do PPP nesse processo de construção.
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