Delimitações teóricas acerca das ações do Programa Residência Pedagógica e dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de professores

Autores

  • Eriques Piccolo Becker Universidade Federal de Santa Maria
  • Félix Alexandre Soares do Antunes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1453

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Estágio Curricular Supervisionado, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta reflexões na temática de Formação de Professores no viés do Programa Residência Pedagógica (PRP) e dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS). Por tratar-se de um recorte de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, o texto destaca parte do caminho teórico do estudo. Foi realizada uma busca de trabalhos na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores: Programa Residência Pedagógica e Formação Inicial; Estágios Curriculares Supervisionados e Formação Inicial; e, Programa Residência Pedagógica e Estágios Curriculares Supervisionados. Como resultados, pode-se perceber a importância desses espaços na relação entre os futuros professores e as escolas, muito embora, alguns apontamentos consideram os ECS mais superficiais na interação com a rotina completa da escola. Entende-se a necessidade de aprimorar esses momentos formativos de aproximação entre universidade e escola, e, torná-los parte constituinte do processo de constituição docente, oportunizando uma formação condizente com a realidade encontrada em seu futuro campo de trabalho.

Biografia do Autor

Eriques Piccolo Becker, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Mestre em Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor do município de Santa Maria - RS. eriquesbecker28@hotmail.com

Félix Alexandre Soares do Antunes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - RS. felix@ufsm.br

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Piccolo Becker, E., & Soares do Antunes, F. A. (2023). Delimitações teóricas acerca das ações do Programa Residência Pedagógica e dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de professores. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 185–203. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1453