Delimitações teóricas acerca das ações do Programa Residência Pedagógica e dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1453Palabras clave:
Programa Residência Pedagógica, Estágio Curricular Supervisionado, Formação de ProfessoresResumen
Este artigo apresenta reflexões na temática de Formação de Professores no viés do Programa Residência Pedagógica (PRP) e dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS). Por tratar-se de um recorte de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, o texto destaca parte do caminho teórico do estudo. Foi realizada uma busca de trabalhos na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores: Programa Residência Pedagógica e Formação Inicial; Estágios Curriculares Supervisionados e Formação Inicial; e, Programa Residência Pedagógica e Estágios Curriculares Supervisionados. Como resultados, pode-se perceber a importância desses espaços na relação entre os futuros professores e as escolas, muito embora, alguns apontamentos consideram os ECS mais superficiais na interação com a rotina completa da escola. Entende-se a necessidade de aprimorar esses momentos formativos de aproximação entre universidade e escola, e, torná-los parte constituinte do processo de constituição docente, oportunizando uma formação condizente com a realidade encontrada em seu futuro campo de trabalho.
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