Estudantes de Ensino Médio
representações sociais e perspectivas para com a Escola
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1478Palavras-chave:
Representações Sociais, Escola de Ensino Médio, EstudantesResumo
Este artigo tem como objetivo identificar sentidos nas representações sociais e perspectivas de estudantes para com a escola de Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo de campo com 46 estudantes matriculados em escolas de Ensino Médio situadas em Recife. Utilizamos a entrevista semiestruturada, analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que, nas representações sociais dos participantes, as escolas são de boa qualidade, principalmente pelo ensino que oferecem e pelos professores. Há restrições no que se refere à atuação da gestão e infraestrutura escolar. As representações sociais do novo Ensino Médio focalizam os aspectos exigência, sobrecarga e possíveis melhorias. No que diz respeito ao futuro, a maioria pretende ingressar na Educação Superior. Os resultados confirmam que a escola deve estar atenta às necessidades e expectativas dos estudantes, ser acolhedora e garantir aprendizagem. Sinalizam, ainda, que o poder público deve priorizar a educação da juventude com políticas inclusivas e de qualidade.
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