Estudantes de Ensino Médio

representações sociais e perspectivas para com a Escola

Auteurs-es

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1478

Mots-clés :

Representações Sociais, Escola de Ensino Médio, Estudantes

Résumé

Este artigo tem como objetivo identificar sentidos nas representações sociais e perspectivas de estudantes para com a escola de Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo de campo com 46 estudantes matriculados em escolas de Ensino Médio situadas em Recife. Utilizamos a entrevista semiestruturada, analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que, nas representações sociais dos participantes, as escolas são de boa qualidade, principalmente pelo ensino que oferecem e pelos professores. Há restrições no que se refere à atuação da gestão e infraestrutura escolar. As representações sociais do novo Ensino Médio focalizam os aspectos exigência, sobrecarga e possíveis melhorias. No que diz respeito ao futuro, a maioria pretende ingressar na Educação Superior. Os resultados confirmam que a escola deve estar atenta às necessidades e expectativas dos estudantes, ser acolhedora e garantir aprendizagem. Sinalizam, ainda, que o poder público deve priorizar a educação da juventude com políticas inclusivas e de qualidade.

Biographie de l'auteur-e

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

 

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Publié-e

2023-12-18

Comment citer

Machado, L. B. (2023). Estudantes de Ensino Médio: representações sociais e perspectivas para com a Escola. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(39), 575–594. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1478