Da Dialética ao Momento Analético

o agir didático com, como e pela Pesquisa Participativa

Autores

  • Pedro Jônatas da Silva Chaves Universidade Estadual do Ceará
  • Rubens Lacerda de Sá Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1532

Palavras-chave:

Didática, Ensino, Metodologia, Paradigmas Epistemológicos

Resumo

Em tempos de desgaste social, entendemos como sendo urgente pensarmos em novos paradigmas epistemológicos e metodológicos uma vez que o ensino já não comporta mais um modelo pedagógico antidialógico com o docente como figura principal no processo. Assim, surge a seguinte questão: como os professores podem incorporar métodos participativos como um fundamento teórico-metodológico importante para o agir didático? Diante disso, este artigo visa à reflexão sobre o ensino com, como e pela Pesquisa Participativa como fundamento para o agir didático. Para tanto, pretendemos, em tom ensaístico, apresentar a epistemologia que fundamenta o ensino, ou o agir didático, centrado numa plataforma de pesquisa em colaboração com todos os atores envolvidos no processo. Por fim, alternaremos para o gênero de narrativa autobiográfica em que os autores deste texto apresentarão suas experiências, as quais são exemplos exitosos de aplicação dos conceitos aqui abordados.

Biografia do Autor

Pedro Jônatas da Silva Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, no núcleo Didática, Saberes Docentes e Prática Pedagógica. Integrante do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE). pedrojonataschaves@gmail.com

Rubens Lacerda de Sá, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). https://www.rubens.pro.br/

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Chaves, P. J. da S., & Lacerda de Sá, R. (2024). Da Dialética ao Momento Analético: o agir didático com, como e pela Pesquisa Participativa. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 25–40. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1532