Da Dialética ao Momento Analético
o agir didático com, como e pela Pesquisa Participativa
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1532Palavras-chave:
Didática, Ensino, Metodologia, Paradigmas EpistemológicosResumo
Em tempos de desgaste social, entendemos como sendo urgente pensarmos em novos paradigmas epistemológicos e metodológicos uma vez que o ensino já não comporta mais um modelo pedagógico antidialógico com o docente como figura principal no processo. Assim, surge a seguinte questão: como os professores podem incorporar métodos participativos como um fundamento teórico-metodológico importante para o agir didático? Diante disso, este artigo visa à reflexão sobre o ensino com, como e pela Pesquisa Participativa como fundamento para o agir didático. Para tanto, pretendemos, em tom ensaístico, apresentar a epistemologia que fundamenta o ensino, ou o agir didático, centrado numa plataforma de pesquisa em colaboração com todos os atores envolvidos no processo. Por fim, alternaremos para o gênero de narrativa autobiográfica em que os autores deste texto apresentarão suas experiências, as quais são exemplos exitosos de aplicação dos conceitos aqui abordados.
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