Da Dialética ao Momento Analético

o agir didático com, como e pela Pesquisa Participativa

Auteurs-es

  • Pedro Jônatas da Silva Chaves Universidade Estadual do Ceará
  • Rubens Lacerda de Sá Universidade Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1532

Mots-clés :

Didática, Ensino, Metodologia, Paradigmas Epistemológicos

Résumé

Em tempos de desgaste social, entendemos como sendo urgente pensarmos em novos paradigmas epistemológicos e metodológicos uma vez que o ensino já não comporta mais um modelo pedagógico antidialógico com o docente como figura principal no processo. Assim, surge a seguinte questão: como os professores podem incorporar métodos participativos como um fundamento teórico-metodológico importante para o agir didático? Diante disso, este artigo visa à reflexão sobre o ensino com, como e pela Pesquisa Participativa como fundamento para o agir didático. Para tanto, pretendemos, em tom ensaístico, apresentar a epistemologia que fundamenta o ensino, ou o agir didático, centrado numa plataforma de pesquisa em colaboração com todos os atores envolvidos no processo. Por fim, alternaremos para o gênero de narrativa autobiográfica em que os autores deste texto apresentarão suas experiências, as quais são exemplos exitosos de aplicação dos conceitos aqui abordados.

Bibliographies de l'auteur-e

Pedro Jônatas da Silva Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, no núcleo Didática, Saberes Docentes e Prática Pedagógica. Integrante do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE). pedrojonataschaves@gmail.com

Rubens Lacerda de Sá, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). https://www.rubens.pro.br/

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Publié-e

2024-03-31

Comment citer

Chaves, P. J. da S., & Lacerda de Sá, R. (2024). Da Dialética ao Momento Analético: o agir didático com, como e pela Pesquisa Participativa. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 25–40. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1532