O perfil e as necessidades educacionais dos estudantes surdos do Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Jonis Manhães Sales Felippe Instituto Federal Fluminense
  • Rafaela Dumas Reis Dias Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1543

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação de surdos, Acessibilidade Educacional

Resumo

Esse artigo apresenta o resultado de estudo de caso que investigou o perfil e as necessidades dos estudantes surdos no Instituto Federal Fluminense, Instituição de Educação Profissional e Tecnológica em funcionamento no estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram aplicados questionários às coordenações NAPNE e realizadas entrevistas estruturadas por meio de formulário com os estudantes surdos acerca das características, das demandas e dos fluxos nos atendimentos oferecidos pela Instituição. Os resultados revelaram dificuldades importantes no atendimento docente aos estudantes e na acessibilidade comunicacional, além de déficit de pessoal e de elevados índices de reprovações entre os surdos.

Biografia do Autor

Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).  Atualmente é professor da área de Educação no Instituto Federal Fluminense, atuando como docente permanente no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). E-mail: jonisfelippe@gmail.com

Rafaela Dumas Reis Dias, Instituto Federal Fluminense

Mestra em Educação Profissional Tecnológica – ProfEPT pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Especialista em Educação Especial - Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. E-mail: rafaela.reis@iff.edu.br

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Manhães Sales Felippe, J., & Dumas Reis Dias, R. (2024). O perfil e as necessidades educacionais dos estudantes surdos do Instituto Federal Fluminense. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 163–183. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1543