Pós-modernismo, epistemologia e pesquisa em Educação

Autores

  • Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1553

Palavras-chave:

Epistemologia, Modernidade, Pós-modernidade, Pesquisa Educacional

Resumo

Este artigo é uma versão revisada e aprofundada de uma palestra realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). O texto tem como objetivo estimular compreensões sobre o debate entre os conceitos de modernidade e pós-modernidade enquanto noções identificadoras da contemporaneidade. Não obstante, busca-se oferecer respostas à seguinte questão: quais as implicações epistemológicas do pós-modernismo para a pesquisa em Educação? A análise vale-se de hermenêutica sociológica crítica e considera que o debate sobre modernidade e pós-modernidade traz elementos para se discutir fundamentos e concepções da pesquisa em Educação. Portanto, a suposta transição entre a visão epistemológica moderna para outra pós-moderna implica em mudanças paradigmáticas que alteram formas de se pesquisar educação, de modo a incluir diversidade cognitiva e contribuir para a produção de justiça social.

Biografia do Autor

Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em Filosofia e Pedagogia (UNIMES). Mestre e Doutor em Educação (UNISANTOS). Pós-Doutorando em Educação (USP). Atualmente é professor do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). E-mail: robertovasquesrabelo@gmail.com

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Vasques Rabelo, R. A. da S. (2024). Pós-modernismo, epistemologia e pesquisa em Educação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 11–24. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1553