Pós-modernismo, epistemologia e pesquisa em Educação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1553Palavras-chave:
Epistemologia, Modernidade, Pós-modernidade, Pesquisa EducacionalResumo
Este artigo é uma versão revisada e aprofundada de uma palestra realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). O texto tem como objetivo estimular compreensões sobre o debate entre os conceitos de modernidade e pós-modernidade enquanto noções identificadoras da contemporaneidade. Não obstante, busca-se oferecer respostas à seguinte questão: quais as implicações epistemológicas do pós-modernismo para a pesquisa em Educação? A análise vale-se de hermenêutica sociológica crítica e considera que o debate sobre modernidade e pós-modernidade traz elementos para se discutir fundamentos e concepções da pesquisa em Educação. Portanto, a suposta transição entre a visão epistemológica moderna para outra pós-moderna implica em mudanças paradigmáticas que alteram formas de se pesquisar educação, de modo a incluir diversidade cognitiva e contribuir para a produção de justiça social.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar. 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Legisladores e intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro: Zahar. 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Para que serve a Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar. 2015.
BAUMAN, Zygmunt. A Ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar. 2021.
BAUMAN, Zygmunt. Esboços de uma Teoria da Cultura. Rio de Janeiro: Zahar. 2022a.
BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar. 2022b.
BAUMAN, Zygmunt. Hermenêutica e ciência social: abordagens da compreensão. São Paulo: Editora UNESP. 2022c.
BAUMAN, Zygmunt. Para uma sociologia crítica: um ensaio sobre o senso comum e a emancipação. São Paulo: Editora UNESP. 2023.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO. p. 24-34. 2005.
DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Verdade e Investigação: o problema da verdade na teoria do conhecimento. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária (EPU). 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. São Paulo: Martins Fontes. 2000.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras. 2016.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 26ª. reimp. São Paulo: Loyola. 2017.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes. 1992.
HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2021.
HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Lafonte. 2017.
KANT, Immanuel. Prolegômenos a qualquer metafísica futura que possa apresentar-se como ciência. São Paulo: Estação Liberdade. 2014.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2017.
LYOTARD, Jean François. A condição pós-moderna. 12ª. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio. 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da filosofia alemã mais recente na pessoa dos seus representantes Feuerbach, Bruno Bauer e Stirner, e do socialismo alemão na dos seus diferentes profetas. Vol. 1. Lisboa: Presença. 1974.
MORAES, Maria Célia Marcondes. Os “pós-ismos” e outras querelas ideológicas. Perspectiva, Florianópolis, v. 14, n. 25, p. 45-59. 1996.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. São Paulo: Lafonte. 2017.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO. p. 227-278. 2005.
RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental: a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2016.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Porto: Afrontamento. 2002.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos (CEBRAP), v. 79, p. 71-94, nov. 2007.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14ª. ed. São Paulo: Cortez. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.