Representações Sociais da Escola e do Bairro junto aos Alunos da Educação Básica:

currículos no cotidiano escolar e suas implicações no fazer-pensar compartilhado nas práticas pedagógicas

Autores

  • Natanael Reis Bomfim Universidade do Estado da Bahia
  • Sílvia Letícia Costa Pereira Correia Prefeitura Municipal de Salvador
  • Rejane Dias da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1581

Palavras-chave:

Representações sociais, Escola, Bairro, Currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar dois estudos desenvolvidos por dois Grupos de Pesquisa, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade do Estado da Bahia, que articulam as representações sociais da escola e do bairro junto aos alunos da educação básica, como forma de contribuir com o fazer-pensar compartilhado nas práticas pedagógicas. Assim, questionamos: Quais são as representações sociais da escola e do bairro junto aos alunos? Como essas representações contribuem com os conhecimentos práticos do senso comum no processo de formação desses sujeitos? Os estudos, de caráter interpretativo/descritivo, aplicaram questionário com a TALP e mapas afetivos. Os resultados nos permitiram apreender as representações sociocogntivas e afetivas sobre a escola, entender como eles pensam e agem no seu bairro, seus atos e seus saberes capazes de orientar as práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Natanael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal - Canadá/Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador Associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed/FCC). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5122-9820. E-mail: nrbomfim@uneb.br.

Sílvia Letícia Costa Pereira Correia, Prefeitura Municipal de Salvador

Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Gestora da Escola Álvaro Franca da Rocha -Prefeitura Municipal de Salvador – Bahia – Brasil. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9018-2340. E-mail: sil.lete.arquivos@gmail.com.

Rejane Dias da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com atuação no Centro de Educação, no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE. Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed). Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0231-7939. E-mail: rejanediasilva@gmail.com.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Bomfim, N. R., Costa Pereira Correia, S. L., & Dias da Silva, R. (2024). Representações Sociais da Escola e do Bairro junto aos Alunos da Educação Básica:: currículos no cotidiano escolar e suas implicações no fazer-pensar compartilhado nas práticas pedagógicas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 204–225. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1581