Representações Sociais da Escola e do Bairro junto aos Alunos da Educação Básica:
currículos no cotidiano escolar e suas implicações no fazer-pensar compartilhado nas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1581Palavras-chave:
Representações sociais, Escola, Bairro, CurrículoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar dois estudos desenvolvidos por dois Grupos de Pesquisa, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade do Estado da Bahia, que articulam as representações sociais da escola e do bairro junto aos alunos da educação básica, como forma de contribuir com o fazer-pensar compartilhado nas práticas pedagógicas. Assim, questionamos: Quais são as representações sociais da escola e do bairro junto aos alunos? Como essas representações contribuem com os conhecimentos práticos do senso comum no processo de formação desses sujeitos? Os estudos, de caráter interpretativo/descritivo, aplicaram questionário com a TALP e mapas afetivos. Os resultados nos permitiram apreender as representações sociocogntivas e afetivas sobre a escola, entender como eles pensam e agem no seu bairro, seus atos e seus saberes capazes de orientar as práticas pedagógicas.
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