Repertórios Curriculares:
notas sobre modulações e improvisações
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1600Palavras-chave:
Repertórios Curriculares, Formação Docente, Práticas Pedagógico Artísticas, Currículo na Escola de Educação BásicaResumo
Problematizar discursos dos/nos/sobre ofício(s) docente(s) é o objetivo desse artigo. Expressões do/com/sobre o fazer docente a partir de narrativas, conversas, movimentos, cantos, gestos, desenho, pintura marcam este primeiro exercício da escrita, o qual trazemos um movimento de estudo pós-doutoral, que pretende investigar acerca dos processos de construção dos repertórios curriculares, a partir das práticas pedagógico- artísticas de docentes na escola de educação básica. Inspirada pelos processos cartográficos, desenho a abordagem investigativa a partir da compreensão de que a Arte e seu(s) ensino(s) se constituem como arcabouço da/na educação das infâncias, por uma escola na/com as artes. Ao compreendermos o conceito de Repertórios Curriculares e sua amplitude de escopo, tratamos como uma composição em movimento, como (re)construção de coletivos que desenvolvem um conjunto limitado de rotinas que são apreendidas, compartilhadas e postas em ação por meio de um processo relativamente deliberado de escolha. Assim, um exercício descritivo, a partir das narrativas das/com as experiências de um grupo de professoras em formação que escolheram compartilhar suas percepções, pela abertura ao questionamento, pela (trans)formação.
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