Repertórios Curriculares:

notas sobre modulações e improvisações

Autores

  • Maristela de Oliveira Mosca Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1600

Palavras-chave:

Repertórios Curriculares, Formação Docente, Práticas Pedagógico Artísticas, Currículo na Escola de Educação Básica

Resumo

Problematizar discursos dos/nos/sobre ofício(s) docente(s) é o objetivo desse artigo. Expressões do/com/sobre o fazer docente a partir de narrativas, conversas, movimentos, cantos, gestos, desenho, pintura marcam este primeiro exercício da escrita, o qual trazemos um movimento de estudo pós-doutoral, que pretende investigar acerca dos processos de construção dos repertórios curriculares, a partir das práticas pedagógico- artísticas de docentes na escola de educação básica. Inspirada pelos processos cartográficos, desenho a abordagem investigativa a partir da compreensão de que a Arte e seu(s) ensino(s) se constituem como arcabouço da/na educação das infâncias, por uma escola na/com as artes. Ao compreendermos o conceito de Repertórios Curriculares e sua amplitude de escopo, tratamos como uma composição em movimento, como (re)construção de coletivos que desenvolvem um conjunto limitado de rotinas que são apreendidas, compartilhadas e postas em ação por meio de um processo relativamente deliberado de escolha. Assim, um exercício descritivo, a partir das narrativas das/com as experiências de um grupo de professoras em formação que escolheram compartilhar suas percepções, pela abertura ao questionamento, pela (trans)formação.

Biografia do Autor

Maristela de Oliveira Mosca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular – pela Universidade do Minho/Portugal, é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pedagoga e Especialista em Pedagogia do Movimento pela UFRN, é Professora Certificada de Música na abordagem Orff-Schulwerk, pela San Francisco School – San Francisco/CA. Docente do Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – NEI-CAp/UFRN, onde atua na disciplina de Educação Musical. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Especial/PPGEEsp e em Artes – Rede Nacional/PROFARTES, ambos da UFRN. Integrante do Grupo de Pesquisa/CNPQ – Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas, liderado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Barbosa Abdalla, na Universidade Católica de Santos/UNISANTOS, onde faz seus estudos pós-doutorais aprovada pelo Edital 16/22 da Capes. http://orcid.org/0000-0002-8731-0372. E-mail: maristela@nei.ufrn.br.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Mosca, M. de O. (2024). Repertórios Curriculares: : notas sobre modulações e improvisações. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 122–136. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1600