Repertórios Curriculares:

notas sobre modulações e improvisações

Auteurs-es

  • Maristela de Oliveira Mosca Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1600

Mots-clés :

Repertórios Curriculares, Formação Docente, Práticas Pedagógico Artísticas, Currículo na Escola de Educação Básica

Résumé

Problematizar discursos dos/nos/sobre ofício(s) docente(s) é o objetivo desse artigo. Expressões do/com/sobre o fazer docente a partir de narrativas, conversas, movimentos, cantos, gestos, desenho, pintura marcam este primeiro exercício da escrita, o qual trazemos um movimento de estudo pós-doutoral, que pretende investigar acerca dos processos de construção dos repertórios curriculares, a partir das práticas pedagógico- artísticas de docentes na escola de educação básica. Inspirada pelos processos cartográficos, desenho a abordagem investigativa a partir da compreensão de que a Arte e seu(s) ensino(s) se constituem como arcabouço da/na educação das infâncias, por uma escola na/com as artes. Ao compreendermos o conceito de Repertórios Curriculares e sua amplitude de escopo, tratamos como uma composição em movimento, como (re)construção de coletivos que desenvolvem um conjunto limitado de rotinas que são apreendidas, compartilhadas e postas em ação por meio de um processo relativamente deliberado de escolha. Assim, um exercício descritivo, a partir das narrativas das/com as experiências de um grupo de professoras em formação que escolheram compartilhar suas percepções, pela abertura ao questionamento, pela (trans)formação.

Biographie de l'auteur-e

Maristela de Oliveira Mosca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular – pela Universidade do Minho/Portugal, é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pedagoga e Especialista em Pedagogia do Movimento pela UFRN, é Professora Certificada de Música na abordagem Orff-Schulwerk, pela San Francisco School – San Francisco/CA. Docente do Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – NEI-CAp/UFRN, onde atua na disciplina de Educação Musical. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Especial/PPGEEsp e em Artes – Rede Nacional/PROFARTES, ambos da UFRN. Integrante do Grupo de Pesquisa/CNPQ – Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas, liderado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Barbosa Abdalla, na Universidade Católica de Santos/UNISANTOS, onde faz seus estudos pós-doutorais aprovada pelo Edital 16/22 da Capes. http://orcid.org/0000-0002-8731-0372. E-mail: maristela@nei.ufrn.br.

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Publié-e

2024-11-30

Comment citer

Mosca, M. de O. (2024). Repertórios Curriculares: : notas sobre modulações e improvisações. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 122–136. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1600