Cidadania digital:

análise das perspectivas de universitários brasileiros

Autores

  • Andressa Agnês de Assis Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Priscila Costa Santos Universidade Estácio de Sá
  • André Felipe Costa Santos Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Universitários, Cidadania Digital, Acessibilidade, Engajamento

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as perspectivas dos universitários acerca da cidadania digital no Brasil. Utilizando uma abordagem quanti-qualitativa de cunho exploratório, o estudo contou com a participação voluntária de 179 universitários, que responderam a um questionário do tipo Likert. As assertivas do questionário foram elaboradas para atender às dimensões analíticas da acessibilidade e do engajamento público e político. A coleta de dados foi realizada pelo método “Bola de Neve” e os dados foram analisados utilizando o programa estatístico Excel©. Os resultados revelam uma relação complexa entre inclusão digital, desigualdades sociais e acessibilidade, destacando a necessidade de abordar não apenas o acesso, mas também as competências individuais e as oportunidades associadas ao uso de tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Andressa Agnês de Assis Silva, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (2022). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (2023). Possui Especialização em Educação e Cultura: temas transversais pela Universidade Cândido Mendes (2018). http://lattes.cnpq.br/6481410291987608

Priscila Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutora pelo Programa de Educação: Currículo, com especialização em Novas Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou um período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. http://lattes.cnpq.br/1244955503629908

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). http://lattes.cnpq.br/6126792842727625

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Agnês de Assis Silva, A., Costa Santos, P., & Costa Santos, A. F. (2024). Cidadania digital: : análise das perspectivas de universitários brasileiros. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 160–177. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1640