Cidadania digital:

análise das perspectivas de universitários brasileiros

Auteurs-es

  • Andressa Agnês de Assis Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Priscila Costa Santos Universidade Estácio de Sá
  • André Felipe Costa Santos Universidade Estácio de Sá

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1640

Mots-clés :

Universitários, Cidadania Digital, Acessibilidade, Engajamento

Résumé

O objetivo deste estudo foi analisar as perspectivas dos universitários acerca da cidadania digital no Brasil. Utilizando uma abordagem quanti-qualitativa de cunho exploratório, o estudo contou com a participação voluntária de 179 universitários, que responderam a um questionário do tipo Likert. As assertivas do questionário foram elaboradas para atender às dimensões analíticas da acessibilidade e do engajamento público e político. A coleta de dados foi realizada pelo método “Bola de Neve” e os dados foram analisados utilizando o programa estatístico Excel©. Os resultados revelam uma relação complexa entre inclusão digital, desigualdades sociais e acessibilidade, destacando a necessidade de abordar não apenas o acesso, mas também as competências individuais e as oportunidades associadas ao uso de tecnologias digitais.

Bibliographies de l'auteur-e

Andressa Agnês de Assis Silva, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (2022). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (2023). Possui Especialização em Educação e Cultura: temas transversais pela Universidade Cândido Mendes (2018). http://lattes.cnpq.br/6481410291987608

Priscila Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutora pelo Programa de Educação: Currículo, com especialização em Novas Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou um período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. http://lattes.cnpq.br/1244955503629908

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). http://lattes.cnpq.br/6126792842727625

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Publié-e

2024-09-25

Comment citer

Agnês de Assis Silva, A., Costa Santos, P., & Costa Santos, A. F. (2024). Cidadania digital: : análise das perspectivas de universitários brasileiros. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 160–177. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1640