Evasão e abandono escolar entre moradores da zona rural

revisão sistemática da literatura

Autores

  • Leandro Freitas de Lima UFVJM
  • Daniel Calbino Pinheiro UFVJM
  • Geruza de Fátima Tomé Sabino UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1652

Palavras-chave:

Evasão escolar, Abandono escolar, Zona rural., Políticas educacionais.

Resumo

Este estudo investiga quais as causas e consequências da evasão e o abandono escolar em estudantes de áreas rurais, fenômenos complexos e multifacetados de crescente interesse social. Utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), objetivou-se analisar as publicações existentes sobre evasão entre residentes rurais e identificar lacunas nessas pesquisas. Os resultados destacam que fatores simbólicos e econômicos são os principais impulsionadores da evasão e do abandono escolar nessas comunidades. A pesquisa também sublinha a escassez de estudos dedicados à população rural e a falta de comparações pré e pós-pandemia de COVID-19. Conclui-se que são necessárias políticas públicas mais eficazes e uma compreensão mais profunda das causas fundamentais desses fenômenos em contextos rurais.

Biografia do Autor

Leandro Freitas de Lima, UFVJM

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal. Pós-graduado em Educação Física: Dança e Esportes na Escola (2019). Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Educação Física (2019). Pós-graduado em Docência e Prática da Educação Física (2024).Atualmente professor de Educação Física na Escola Municipal Amador Aguiar. Aluno do curso nível mestrado em Educação na UFVJM. Interesse nas áreas de: Interdisciplinaridade no processo ensino/aprendizagem; Uso de metodologias alternativas para o ensino básico; Evasão escolar em alunos da zona rural; Instrumentos e Processos para avaliação escolar; Formação interdisciplinar de professores para o ensino básico; Interdisciplinaridade na Educação Física escolar, com foco no ensino de Educação Física, Matemática e Ciências; Uso da música para o ensino de Fisiologia no ensino superior. Ex professor de Educação Física na escola quilombola de Três Barras (2017); Ex professor de escola integral para iniciação musical na Escola Estadual Padre Lauro (2016).Ex pesquisador bolsista no PIBID (2015/2016) tendo prática na área da interdisciplinaridade (Matemática e Educação Física). Ex Monitor De Esportes do Programa Segundo Tempo Universitário (UFV 2014/2015). Ex pesquisador bolsista do PIBEN UFV (2013/2014). Ex diretor geral e coordenador do grupo de estudos em esportes de rendimento e lazer da Associação Atlética Acadêmica (LUVE) da UFV, campus Florestal (2015/2016). Ex membro diretor do Diretório Acadêmico da Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal (2013/2014).Premiado como destaque em pesquisa para a área de ensino, com o prêmio Arthur Bernardes (UFV 2014), com o projeto Novos Olhares Sobre o Ensino da Fisiologia: o uso da música em vídeo aulas como metodologia alternativa/complementar de ensino.

 

Daniel Calbino Pinheiro, UFVJM

Pós-doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2021). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2018). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2022). Graduado em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (2008).Atualmente é professor Adjunto-IV da Universidade Federal de São João del Rei-Campus Sete Lagoas e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGED-UFVJM). Atua nas áreas de pesquisa com os seguintes temas: Estudos Organizacionais,Trabalho Institucional, Economia Solidária, Extensão rural, Gestão Democrática de Instituições Escolares e Avaliação de Políticas Públicas na Educação. 

Geruza de Fátima Tomé Sabino, UFVJM

Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Atualmente é Professora Associada III do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Desde 2012 é docente permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Educação - PPGEd na UFVJM, vinculada a linha de Gestão de Instituições Educacionais, tendo atuado entre 2016 e 2018 como vice-coordenadora do mesmo. Em 2020 tornou-se vice-coordenadora do NUPED - Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão Sobre a Diáspora Africana realizando pesquisas dos fenômenos sociais acerca do mundo do trabalho e no campo educacional atravessados pelas relações etnico-raciais. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Freitas, L., Calbino, D., & Sabino, G. (2024). Evasão e abandono escolar entre moradores da zona rural : revisão sistemática da literatura. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 115–129. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1652