Previsões legais e práticas inclusivas
desafios e possibilidades na educação de alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem no brasil
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Políticas Públicas., Dificuldades de Aprendizagem, Transtornos de Aprendizagem, Formação DocenteResumo
Este artigo analisa as previsões legais presentes no ordenamento jurídico brasileiro, a partir da década de 1970, que favorecem o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. A partir de pesquisa documental e de revisão de literatura, traça-se a linha do tempo da legislação sobre Educação Inclusiva no Brasil, identificando avanços normativos e desafios persistentes. São discutidos os papéis da escola, da gestão escolar e do professor na efetivação da inclusão, bem como as tensões entre os marcos legais e a realidade educacional. Os resultados evidenciam que, embora haja um arcabouço jurídico consistente que respalda o direito à educação inclusiva, sua implementação ainda esbarra em obstáculos estruturais, formativos e culturais. Conclui-se que a efetividade dessas previsões legais requer políticas públicas intersetoriais, formação docente contínua, infraestrutura adequada e mudança de paradigma na cultura escolar, com vistas à valorização da diversidade e à superação das práticas excludentes.
Referências
ARANHA, Maria Salete Fábio Aranha. Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação especial, v. 11, n.3, p. 4, 2005.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática Docente. São Paulo: Editora Cortez, 2015.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2 ed. Brasília, DF. Corde, 1997.
BRASIL. Lei 14.254/21. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado para estudantes com transtornos de aprendizagem. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2025.
BRASIL. Lei 13.146/2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2025.
BOROWSKY, Fabiola. A Educação Especial No Brasil: Contradições nas políticas de inclusão (2003-2014). Tese De Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/157596. Acesso em: 28 mar. 2025.
BUENO, José Geraldo Silveira; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SANTOS, Roseli Albino: Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira & Marin editores, 2008.
FRANCO, M. Amélia R. S. Pedagogia e Prática Docente. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire. 2009. Acesso em: 29 mar. 2025.
GUEBERT, Maria Célia Castellain. Inclusão: uma realidade em discussão. 2. ed. rev./ Curitiba: Ibpex, 2007.
GIROTTO, Patrícia Rodrigues Camargo; GIROTTO, Edmarlon; OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Prevalência de Distúrbios da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 361–366, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p361-366. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3290. Acesso em: 29 mar. 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia, GO: Alternativa, 2003.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2025.
MOREIRA, Jolene Rocha Bezerra. Avanços e desafios da Lei Brasileira de Inclusão: uma avaliação de impacto da atuação dos(as) professores(as) no Atendimento Educacional Especializado / Jolene Rocha Bezerra Moreira. – 2024. 135 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/77704/5/2024_dis_jrbmoreira.pdf. Acesso em: 29 mar 2025.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PEREIRA, Vanessa Alves; DE JESUS, Diana Silva; CATARINO, Elisângela; Mauro; PEREIRA, Thauane Cristina Branquinho. Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: possibilidades e desafios. Revista Científica Novas Configurações–Diálogos Plurais, v. 2, n. 2, p. 27-36, 2021.
PEREIRA DE SOUZA, Marina; Alcântara Bezerra Silva, Priscila; Pontes de França-Freitas, Maria Luiza; da Silva Gatto, Graziela Maria. Habilidades sociais, interação social e a inclusão escolar de uma criança cega. Revista Educação Especial, vol. 29, núm. 55, maio-ago., 2016, p. 323-336, Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3131/313146769006.pdf. Acesso: 29 mar 2025.
PEREIRA, Fernando. Especificidades do rendimento, aptidão e motivação escolares em alunos com dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 19, n. 3, Set.-Dez., 2015: p. 525-536. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/DkkYyDtKZ67-dRNRVXK6YH7N/?lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2025.
SANT’ANNA, Izabella Mendes. Educação Inclusiva: Concepções de Professores e Diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, mai./ago. 2005. https://www.scielo.br/j/pe/a/TGkrQ6M6vvXQqwjvLmTFrGw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 mar 2025.
SOUSA, Luciane Porto Frazão. Orquestrar a Gestão Escolar Para Respostas Educativas na Diversidade. Rio de Janeiro, 2007. 110p. Tese (Mestrado em Educação)- Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Disponível em: https://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT3/GT3_Relato/LucianePortoFrazaodeSousa_GT3_integral.pdf . Acesso em: 29 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.