Previsões legais e práticas inclusivas

desafios e possibilidades na educação de alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem no brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Políticas Públicas., Dificuldades de Aprendizagem, Transtornos de Aprendizagem, Formação Docente

Resumo

Este artigo analisa as previsões legais presentes no ordenamento jurídico brasileiro, a partir da década de 1970, que favorecem o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. A partir de pesquisa documental e de revisão de literatura, traça-se a linha do tempo da legislação sobre Educação Inclusiva no Brasil, identificando avanços normativos e desafios persistentes. São discutidos os papéis da escola, da gestão escolar e do professor na efetivação da inclusão, bem como as tensões entre os marcos legais e a realidade educacional. Os resultados evidenciam que, embora haja um arcabouço jurídico consistente que respalda o direito à educação inclusiva, sua implementação ainda esbarra em obstáculos estruturais, formativos e culturais. Conclui-se que a efetividade dessas previsões legais requer políticas públicas intersetoriais, formação docente contínua, infraestrutura adequada e mudança de paradigma na cultura escolar, com vistas à valorização da diversidade e à superação das práticas excludentes.

Biografia do Autor

Guadalupe Corrêa Mota Mota, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santos. Área de Concentração: Educação e Formação. Linha de Pesquisa: Epistemologia e Práxis. Grupo de Pesquisa: Pedagogia crítica: Pesquisa e Formação (que tem como Líder a professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco). Jornalista. Membro da Cátedra Paulo Freire/Unisantos. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Membro do CELAPED-Centro de Estudos Latino-americanos em Pesquisa e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2007, ECA-USP). Possui especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília e em Design Didático para cursos baseado na Web pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente, é professora no curso de Teologia da Universidade Católica de Santos. Áreas de interesse: Pedagogia Humanista/Paulo Freire. Educação Popular. Educação e Cibercultura. Educação Católica. Epistemologia da Educação, Educação e Comunicação, Metodologia Científica.

Maristela Cussolim

Mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos. Graduação em Pedagogia, Professora da Educação Básica na Escola Municipal Paulo Shigueo Yamauti, em Praia Grande-SP.

Claudia Maria Mendes de Sá

Mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos. Graduação em Pedagogia, Professora e Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Paulo Shigueo Yamauti, em Praia Grande-SP.

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Publicado

2025-06-04

Como Citar

Mota, G. C. M., Cussolim, M., & Mendes de Sá, C. M. (2025). Previsões legais e práticas inclusivas: desafios e possibilidades na educação de alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem no brasil. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(44), 77–96. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1715