Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
Palavras-chave:
Ensino Religioso, Formação de Professores, Ciência e Religião.Resumo
Este artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso.
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