Currículo e Educaçao: a formação a partir de uma visão emancipadora
Palavras-chave:
Educação, Trabalho, CurrículoResumo
O presente trabalho analisa as possíveis relações sociais e de poder contidas em forma de palavras, no currículo de Língua Portuguesa da Educação Básica do Estado do Paraná, em contraponto aos descritores da avaliação externa, Prova Brasil. Para tanto, utiliza como instrumento para a análise as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, nas quais os docentes se espelham para a construção do currículo escolar, e os descritores da Prova Brasil, que fornecem os encaminhamentos e propósitos deste tipo de avaliação. As Diretrizes Curriculares foram selecionadas para a pesquisa, pois são referência ao professor no momento do planejamento das aulas e, no caso dos descritores da Prova Brasil, percebe-se que a cada dia mais os docentes o utilizam para a formulação de avaliações. Toma-se, como base teórica para a análise dos documentos citados, o Materialismo Histórico e Dialético, que busca na educação a formação humana, para, então, conceber uma análise qualitativa dos referidos documentos. Os resultados demonstram que, nas Diretrizes curriculares da Educação Básica do Paraná, está presente o discurso de uma formação crítica do aluno. O mesmo não se verifica nos descritores da avaliação Prova Brasil, que refletem os ideais da sociedade dominante atual, um discurso de poder atrelado à nova tendência do capitalismo, o da educação pelo consenso.
Palavras-chave: Educação. Trabalho. Currículo.
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