Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
Palavras-chave:
Educação Especial, Neurociência, divulgação científica, pessoas com deficiência.Resumo
Há um aumento do interesse da população pelos temas da Neurociência, estampado em capas de revistas e presente em pautas de notícias midiáticas, em filmes e muitas vezes em produtos comerciais. Diante disso, observa-se que a divulgação neurocientífica é útil para auxiliar na alfabetização (neuro)científica e para que tais descobertas se propaguem de forma adequada à população. Nesse contexto, surge o evento “Conhecendo o Cérebro” que faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e tem, como objetivo, divulgar a neurociência por meio de exposições, feira de ciências, atividades lúdicas e artísticas e experimentos para a população, incluindo um horário de visitação para as APAES. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal apontar, através de relatos, as experiências vivenciadas no evento com esse público-alvo, com foco na interação social. Como resultado, duas APAES visitaram o evento em dois momentos. De forma atrativa, lúdica e prática, foi possível divulgar Neurociências aos alunos das APAEs que interagiram com a equipe e relataram aos seus professores que gostaram das atividades. Os professores classificaram a atividade como enriquecedora e os monitores/expositores do evento gostaram da experiência. Conclui-se que atividades de divulgação científica devem incluir pessoas com deficiência que, muitas vezes, são marginalizadas por ações pouco inclusivas e contemplativa das diferenças.
Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Divulgação científica. Pessoas com deficiência.
Experience report: APAE students’ visit to the “Getting to know the Brain 2015” Event
People are increasingly interested in Neuroscience themes, which feature in magazine covers and are present in mediatic news items, films and even commercial products at times. Given that, neuroscientific promotion is useful both to help people be (neuro)scientifically literate and to adequately spread such discoveries to them. In such context, the “Getting to Know the Brain” event, which belongs in the National Week of Science and Technology, aims to promote neuroscience by means of science fairs, playful and artistic activities, and experiments exhibited to the audience, including a visiting period for children with special needs brought by the Associations of Parents and Friends of Children with Special Needs (APAEs). This paper therefore aimed to report the experiences shared by this target audience in the event, with an emphasis on social interaction. As a result, two APAEs visited the event twice. In an attractive, playful and practical fashion, it was possible to promote neurosciences to the APAE students, who interacted with the staff and told their teachers that they liked the activities. The teachers found the activity enriching, and the event monitors/exhibitors enjoyed the experience. It is concluded that science promoting activities must include disabled people, who are often marginalized by non-inclusive actions, thus making the differences more explicit.
Keywords: Special Education. Neuroscience. Scientific promotion. Disabled people.
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