UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DA “PROVINHA BRASIL” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Fernanda Aparecida Caetano Primo Universidade Estadual de Londrina - UEL http://orcid.org/0000-0002-1251-8961
  • Carlos Toscano Universidade Estadual de Londrina- UEL

Resumo

O presente artigo focaliza o momento de aplicação da “Provinha Brasil” em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo e teve por objetivo compreender as contribuições dessa avaliação para o aprendizado da matemática. É resultado de uma pesquisa mais ampla, que teve como objetivo analisar o aprendizado da matemática nos marcos da perspectiva histórico-cultural. Para a coleta de dados, foram feitas observações, videogravações e anotações em um diário de campo. Como resultados, destacam-se as várias rupturas que a aplicação dessa avaliação produz em relação a situações de sala de aula vividas pelos alunos: em termos de manipulação de materiais, dissociação do aprender em momentos avaliativos, alteração na relação pedagógica com a professora e ênfase no resultado em detrimento do processo de sua construção.

Palavras-chave: Aprendizado de Matemática. Provinha Brasil. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

A study on the “provinha brasil” exam and its contribution to math learning

 Abstract: This article focuses on the moment that the 2nd grade year elementary education students took the “Provinha Brasil” exam in a public school from the São Paulo State countryside, and aimed to understand the contributions of this examination to math learning. It is a result of a larger research project whose objective was to analyze math learning from a cultural-history perspective. For data collection, we made use of observations, video recordings and field notes in a journal. Results include the various disruptions that the application of this exam causes concerning classroom situations lived by pupils, such as material handling, dissociation of learning in evaluative moments, change in teacher-student relationship and emphasis on result rather than student learning construction.

Keywords: Math learning. “Provinha Brasil” exam. Early years of elementary education

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Caetano Primo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014-2016), linha de pesquisa: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares. Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2008), com habilitação para Educação Infantil, Ensino Fundamental - anos iniciais, Administração Escolar na Educação Básica e Magistério das Matérias Pedagógicas no Ensino Médio. Assessora de Coordenação Pedagógica no Departamento Municipal de Educação. Membro do grupo de pesquisa Escola e Formação (UEL). Atua nas áreas de ensino e pesquisa.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Caetano Primo, F. A., & Toscano, C. (2018). UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DA “PROVINHA BRASIL” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 641–662. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/659