Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Katia da Silva Ribeiro Araujo Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Toscano Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Ensino da música, aprendizado de conceitos, mediação pedagógica

Resumo

Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.

Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural.

 

Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary school

Abstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria  and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.

Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory.

Biografia do Autor

Katia da Silva Ribeiro Araujo, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná(1987), Licenciada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pré-Escola e Alfabetização pela Universidade Norte do Paraná (1999), Especializada em Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná (2005), Especializada em Música com Área de Concentração em Educação Musical pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Continuando seus estudos, na disciplina especial para o doutorado em Educação, concluiu em 2015 na Universidade Estadual de Maringá, a disciplina, Formação de Professores para Pesquisa em Educação e em 2016, a disciplina e Implicações da Teoria Histórico-Cultural para Formação de Professores e Educação Infantil.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas áreas de Educação Musical e Educação Especial. Atua como professora de educação musical desde 1989.  Em 2001 fundou a escola Cantata - Centro de Educação Musical Ltda., composta por 12 áreas do ensino da música, onde é diretora, coordenadora de estudos e professora na área de Educação Musical para crianças com necessidades educacionais especiais. Participou dos projetos pela Lei de Incentivo a Cultura no Município de Londrina em 2001 e 2002. De 2012 a 2015 foi professora de Linguagem Musical, Musicalização Infantil e Corpo, Expressão e Movimento no curso de Pós-Graduação em Educação Musical do Instituto CENSUPEG - Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, e de 2013 a 2016, como orientadora e professora no curso de Música do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores pela Universidade Estadual de Londrina. Fez apresentação de trabalho no evento EDUCERE – XI CONGRESSO ANUAL DE EDUCAÇÃO – 2013 e publicou nos ANAIS DO EDUCERE em 2013, o artigo; As pesquisas em Educação Musical no período de 2001 a 2012 e no livro em 2014 - “A formação do professor PARFOR: percursos do ensino para a docência” com o texto – NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, (2005), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, (1991), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles (1983) e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, USP, (1977). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina/PR, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pòs-Graduação em Educação. É líder do grupo de Pesquisa Escola e Formação/UEL que tem como foco a formação inicial e continuada de professores/as e tem suas atividades voltadas para o estudo do contexto escolar e dos acontecimentos na sala de aula tendo em vista o ensinar e o aprender, os aspectos institucionais e as práticas sociais como condições constitutivas do educador e do educando. É também pesquisador do grupo de pesquisa Aula: trabalho docente na formação inicial/UNICAMP-SP.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Araujo, K. da S. R., & Toscano, C. (2020). Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(26), 123–139. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/938