Mediação Pedagógica e Conceitos de Música: um estudo com uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental
Mots-clés :
Ensino da música, aprendizado de conceitos, mediação pedagógicaRésumé
Este estudo trata do processo de mediação pedagógica para o ensino dos conceitos de música numa escola pública do noroeste do Paraná. A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky, Luria e Fontana e Cruz A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica, diário de campo, filmagem das aulas e sua posterior transcrição. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica focalizada na conceptualização de orquestra, que foi relacionada a um dos elementos formais: o conceito de altura. No processo de mediação, o professor tomou como ponto de partida uma explicitação do significado cotidiano das palavras altura e orquestra; entretanto, no curso dos acontecimentos, não logrou níveis superiores de generalização, comprometendo a apropriação dos conceitos, colocando em questão o papel da escola e do seu ensino.
Palavras-chave: Ensino de Música. Mediação pedagógica. Aprendizado de conceitos. Teoria histórico-cultural.
Pedagogical mediation and Music Concepts: a study with a 6th grade class of elementary school
Abstract: This study deals with the pedagogical mediation process for teaching music concepts in a public school in the northwest of the state of Paraná.The research is based on the historical-cultural theory, especially in studies in Vygotsky, and Luria and Fontana and Cruz. It is qualitative and interpretative study, involves literature, field journal, filming the classes and their subsequent transcription. Among the results, it is highlighted the focused pedagogical mediation involves conceptualizing orchestra, which was related to one of the formal elements - the concept of high notes. In the process of that mediation teacher takes as a starting point to seek an explanation from the everyday meaning of the words high notes and orchestra, however, along the way, failed to higher levels of generalization, compromising the appropriation of concepts calling into question the role of school and its teaching.
Keywords: Music study. Pedagogical mediation. Learning concepts. Historical - cultural theory.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.