Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0002-6985-064X
  • Kelly de Aguiar Arruda Secretaria Municipal de Educação - Rio Grande
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Cadernos escolares, Levantamento de produções, Alfabetização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.

Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.

Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional events

Abstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE.  The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.

Keywords: School notebooks. Survey. Literacy.

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande

Professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas

Kelly de Aguiar Arruda, Secretaria Municipal de Educação - Rio Grande

Mestre em Educação

Professora da Educação Básica

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande
Doutora em Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Nogueira, G. M., Arruda, K. de A., & Gonçalves, S. da R. V. (2019). Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(22), 634–654. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/787