Contribuições e limitações da formação inicial em Educação Física: uma revisão integrativa
Palavras-chave:
educação física, formação inicial, prática docenteResumo
O objetivo desta revisão foi investigar as contribuições e limitações da formação inicial em educação física com base em pesquisas de campo já realizadas no cenário nacional. A revisão foi realizada em cinco etapas e usou como banco de dados os periódicos da Capes. A busca se deu através dos descritores ‘educação física’ e ‘formação inicial’. Foram consultados apenas artigos científicos no idioma português e com publicação entre os anos de 2008 e 2018. O estudo destacou as contribuições das disciplinas e conteúdos, dos estágios supervisionados e dos professores que objetivavam uma formação mais humana e crítica. As limitações da formação foram: o currículo; a reduzida carga horária e acompanhamento limitado do professor formador nos estágios e professores descomprometidos com a prática.
Palavras-chave: Educação Física. Formação Inicial. Prática docente
Contributions and limitations of pre-service teacher training in Physical Education: an integrative review
Abstract: The objective of this study was to investigate the contributions and limitations of pre-service teacher training in physical education based on field research conducted nationwide. The review was made in five stages and used Capes journals as a database. The search was done through descriptors "physical education" and "pre-service teacher training". Only scientific articles in Portuguese between 2008 and 2018 were consulted. The study highlighted the contributions of course units and contents, supervised internship programs and teachers who aimed at a more human and critical education. The limitations were the curriculum, the reduced number of hours, the internship teachers’ limited follow-up, and the teachers uncommitted to practice.
Key words: physical education, pre-service teacher training, teaching practice
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