Contribuições de estudos com a metodologia da pequisa-ação para a Educação Física escolar
Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Educação Física. EducaçãoResumo
A pesquisa-ação é uma metodologia de pesquisa social, que visa resolver um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes trabalham de modo cooperativo ou participativo. O artigo objetiva analisar as contribuições de estudos com a metodologia da pesquisa-ação para a educação física escolar. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no banco de dados dos periódicos da capes com as palavras-chave ‘educação física’ e ‘pesquisa-ação’. Os artigos tratavam de aspectos diferenciados no contexto da educação física, trazendo como interseção a pesquisa-ação na proposição de soluções de problemas reais da educação física. Concluiu-se que os estudos contribuíram para o fortalecimento da educação física, tendo em vista a problematização e resolução coletiva de problemas do cotidiano das ações educativas, promovendo melhorias na qualidade do ensino.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Pesquisa-ação.
Contributions of studies based on the action research methodology to school Physical Education
Abstract: Action research is a social research methodology that aims to solve a collective problem towards which researchers and participants work in a cooperative or participatory way. It aims to analyze the contributions of studies based on the action research methodology to school physical education. It is an integrative review carried out in the CAPES database of journals with descriptors “physical education” and “action research”. The articles dealt with different physical education aspects and included action research in the proposal of solutions to actual problems of physical education. It was concluded that the studies contributed to strengthening physical education by aiming at the presentation and collective resolution of daily problems of educational actions and thus promoting improvements in the quality of teaching.
Keywords: Education. Physical education. Action research.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.