Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)
Palavras-chave:
Música nas escolas, Educação musical, Cantigas de roda.Resumo
O trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo, de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público.
Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental.
The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of Lavandeira
Abstract: The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.
Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.