A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018

Autores

  • Lidiane de Fátima de Oliveira Souza Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Carlos Alberto Sanches Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Marcelle Alves Carvalho Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ana Paula Cunha Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Palavras-chave:

Embriologia Humana, Ensino, Livro didático.

Resumo

O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.

Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático.

 

Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.

Keywords: Human embryology.Teaching. Textbook

Biografia do Autor

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2010). Atualmente é técnico de laboratório do Centro Universitário Geraldo Di Biase, atuando nos laboratórios de saúde dos Cursos de Biomedicina, Educação Física, Nutrição e Psicologia, sendo estes: Anatomia, Análises Clínicas, Microscopia, Microbiologia, Bioquímica, Química, Esterilização, Parasitologia. Tem experiência na área de Microbiologia, Anatomia, ensino, atuando principalmente em projetos de iniciação científica e auxílio à práticas docentes.

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA), do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

 

Carlos Alberto Sanches Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Coordenador do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado com ênfase em Biotecnologia. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães e no ambiente hospitalar, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

Marcelle Alves Carvalho, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2015. Pós-graduada em MBA em Farmacologia Clínica pela FALC, Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, São Paulo. Experiência como Farmacêutica Responsável Técnica na empresa Drogaria Moderna durante dois anos. Aprovada no concurso público para Farmacêutico Nível NSTI para Prefeitura Municipal de Resende, Edital 003/2016, em 2017. Atualmente é servidora pública da Prefeitura Municipal de Resende exercendo sua função como farmacêutica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Resende, desenvolvendo atividades relacionadas a assistência farmacêutica hospitalar. Ademais é Mestranda do UNIFOA-RJ no curso de Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Resumo da Biografia: Doutora em Educação Física pela UNICAMP (2012). Atualmente é Docente Titular do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Docente/Orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). Dedica-se a área de Educação Física com ênfase nos estudos do Lazer e Educação. Desde 1994 atua como Docente de Educação Física da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Souza, L. de F. de O., Pereira, C. A. S., Carvalho, M. A., & Pereira, A. P. C. (2020). A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(26), 208–225. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900