A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
Mots-clés :
Embriologia Humana, Ensino, Livro didático.Résumé
O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.
Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático.
Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.
Keywords: Human embryology.Teaching. Textbook
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.