Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças”e aos princípios e práticas da avaliação escolar

Autores

  • Gizele Aparecida de Almeida Universidade Federal de Ouro Preto
  • Professora Doutora Universidade Federal de Ouro Preto
  • Larissa Layane Gomes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Pedagogia das diferenças, Educação Inclusiva, Philippe Perrenoud

Resumo

Este artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.

Biografia do Autor

Gizele Aparecida de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Ensino de Ciências pela UFOP, com foco de pesquisa em TDAH e Neurociência aplicada à Educação Inclusiva.
Graduada em Psicologia pela UFMG e pós-graduada em Políticas Públicas, pela UFOP.
Também é graduada em Ciências, com Licenciatura Plena em Matemática, e pós-graduada em Estatística, pela UFLA.
Possui título de Especialista em Neuropsicologia, concedido pelo Conselho Federal de Psicologia.
Atua como neuropsicóloga clínica e escolar, em também pertence ao corpo efetivo da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo/ MG, atualmente no cargo de psicóloga escolar (SME).
Lecionou por quase 20 anos, com atuação na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Ensino Superior.

Professora Doutora, Universidade Federal de Ouro Preto

É Professora Associada nível I do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. É professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. É Coordenadora de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Ministra disciplinas de Citologia, Histologia, Embriologia e Ensino de Embriologia para graduação. Atua nas áreas de Neurociências e Educação (ensino, pesquisa e extensão), com interesse nos seguintes temas: formação continuada de professores, educação regular e inclusiva, pluralismo metodológico e divulgação científica. É doutora em Neurociências (pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2012), mestre em Biologia Celular (pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2007), especialista em Docência no Ensino Superior (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006), especialista em A Moderna Educação (pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2019). (Texto informado pela autora)

Larissa Layane Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Docente do Programa de Docência em Ciências do Programa de Docência Profissional em Ensino de Ciências (MPEC / UFOP), com foco na Formação Contínua de Professores de Neurociências para a Educação. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Possui experiência com formação contínua de professores e como professor de Ciências e Biologia.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Aparecida de Almeida, G., Hoffert Castro Cruz, L., & Layane Gomes, L. (2022). Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças”e aos princípios e práticas da avaliação escolar . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 635–659. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235