Sociedade civil, Gestão municipal da Educação e Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Abstract
O processo de descentralização da Educação no Brasil, nos anos 90, ocorreu como tendo o eixo de debate sobre a relação entre a sociedade civil e o Estado, em sentido restrito. Passamos, então, a verificar
o uso indiscriminado da expressão sociedade civil em legislações, lanos educacionais, programas de governo, documentos estes que orientaram as reformas na administração pública da Educação sem a devida clareza conceitual. Neste trabalho buscamos esclarecer, inicialmente, possíveis significados do conceito de sociedade civil para, em seguida, compreendermos como foi se constituindo historicamente a relação entre a sociedade civil e o aparelho do Estado na área da Educação. Finalizaremos o artigo problematizando proposições presentes no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no âmbito da administração pública municipal da Educação.Downloads
How to Cite
Ganzelli, P. (2012). Sociedade civil, Gestão municipal da Educação e Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(01), 05–20. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/38
Issue
Section
ARTIGOS
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.