Sociedade civil, Gestão municipal da Educação e Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

Auteurs-es

  • Pedro Ganzelli

Résumé

O processo de descentralização da Educação no Brasil, nos anos 90, ocorreu como tendo o eixo de debate sobre  a relação entre a sociedade civil e o Estado, em sentido restrito. Passamos, então, a verificar

o uso indiscriminado da expressão sociedade civil em legislações,  lanos educacionais, programas de governo, documentos estes que orientaram as reformas na administração pública da Educação sem a devida clareza conceitual. Neste trabalho buscamos esclarecer, inicialmente,  possíveis significados do conceito de sociedade civil para, em seguida, compreendermos como foi se constituindo historicamente a relação entre a sociedade civil e o aparelho do Estado na área da Educação. Finalizaremos o artigo problematizando proposições presentes no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no âmbito da administração pública municipal da Educação.

Téléchargements

Comment citer

Ganzelli, P. (2012). Sociedade civil, Gestão municipal da Educação e Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 1(01), 05–20. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/38