Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
Keywords:
Formação Continuada de Professores, Nova Educação de Jovens e Adultos, Língua Inglesa.Abstract
O ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa.
Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a report
Teaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for teachers of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.
Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.