Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato

Auteurs-es

  • Letícia Miranda Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)
  • Helena Amaral da Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

Mots-clés :

Formação Continuada de Professores, Nova Educação de Jovens e Adultos, Língua Inglesa.

Résumé

O ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa.

 

Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a report

Teaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for   teachers  of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.

Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Letícia Miranda Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

Mestre em Educação: processos formativos e desigualdades sociais (UERJ-FFP); Professora da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

Docente do programa de Pós-gradução em Educação - processos formativos e desigualdades sociais

Téléchargements

Publié-e

2018-12-04

Comment citer

Medeiros, L. M., & Fontoura, H. A. da. (2018). Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(21), 448–457. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588