ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO
Keywords:
Formação de professores, ensino de inglês como língua estrangeira, estágio curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação incial e continuada de profissionais do magistérioAbstract
Este texto tece reflexões acerca da urgência de que a formação de professores de língua inglesa tenha a escola de ensino regular como espaço formador de fato. Para isso, discutiremos o papel do ensino de línguas estrangeiras no currículo escolar e como o gradativo desprestígio dessas línguas contribuiu para que as escolas fossem vistas como ineficazes para o ensino e aprendizado de línguas. Em seguida, abordaremos a questão da inserção do ensino de línguas em um contexto educacional complexo, que precisa de maior atenção para a formação de professores. Por fim, abordaremos o papel do estágio curricular nessa formação. Nas considerações finais, reforçamos que a parceria estreita entre a universidade e a escola na formação de professores é essencial para a melhoria da qualidade do ensino de inglês em escolas regulares.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.