ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO

Autores/as

  • Danielle de Almeida Menezes Faculdade de Educação - UFRJ

Palabras clave:

Formação de professores, ensino de inglês como língua estrangeira, estágio curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação incial e continuada de profissionais do magistério

Resumen

Este texto tece reflexões acerca da urgência de que a formação de professores de língua inglesa tenha a escola de ensino regular como espaço formador de fato. Para isso, discutiremos o papel do ensino de línguas estrangeiras no currículo escolar e como o gradativo desprestígio dessas línguas contribuiu para que as escolas fossem vistas como ineficazes para o ensino e aprendizado de línguas. Em seguida, abordaremos a questão da inserção do ensino de línguas em um contexto educacional complexo, que precisa de maior atenção para a formação de professores. Por fim, abordaremos o papel do estágio curricular nessa formação. Nas considerações finais, reforçamos que a parceria estreita entre a universidade e a escola na formação de professores é essencial para a melhoria da qualidade do ensino de inglês em escolas regulares. 

Biografía del autor/a

Danielle de Almeida Menezes, Faculdade de Educação - UFRJ

Professora de Didáticas e Prática de Ensino de Português-Inglês da UFRJ. Docente do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ.

Publicado

2018-03-23

Cómo citar

Menezes, D. de A. (2018). ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(17), 151–164. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/589