Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
Keywords:
Educação, Formação continuada, DocênciaAbstract
Este trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).
Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.
Abstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).
Keywords: Education. Teaching. Continuing Education.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.