Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente

Auteurs-es

  • Denize Mezadri Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Márcia Moreira de Araújo

Mots-clés :

Educação, Formação continuada, Docência

Résumé

Este trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).

Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.


TEACHING MEETINGS: PROBLEMS AND POTENTIALITIES IN THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS

Abstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).

Keywords: Education. Teaching. Continuing Education.


Bibliographies de l'auteur-e

Denize Mezadri Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação, orientada da Profª Martha Tristão, UFES-ES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.  Professora da rede Municipal de Ensino Fundamental dos municípios de Piúma(ES) e Anchieta(ES). Pesquisadora do NIPEEA( Núcleo interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental).

Márcia Moreira de Araújo

Doutora em Educação, UFES-ES. Mestre em educação- UFES-ES. Professora da Educação básica e ensino superior desde 1991. Pesquisadora do NIPEEA( Núcleo interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental).

Téléchargements

Publié-e

2018-07-01

Comment citer

Almeida, D. M., & Araújo, M. M. de. (2018). Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 104–115. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681